13 janeiro 2011

Último encontro

AGENDA 13/01/2011
Dinâmica de interação
Discussão sobre Direitos Autorais
Criação do Blog/Site
Encerramento

Com uma divertida brincadeira de "forca" iniciamos o último encontro do projeto Gurizada.net. Na brincadeira, os participantes teriam que adivinhar a palavra PIRATARIA - o tema que iríamos tratar na primeira atividade.
Para a discussão sobre o assunto, sugerimos a exploração de dois sites Pirataria - tô fora e APCM - Associação Antipirataria Cinema e Música. O registro foi feito em um formulário on-line, confira algumas respostas abaixo.

*Qual sua opinião sobre pirataria?
" eu acho pirataria um orro porque as pessoas sabem que não podem fazer e fazem"

"Que é errado que as pessoas copiem as ideias do outro sem que elas autorizem..."

*O site Pirataria - tô fora relata "7 pecados". Comente sobre algum desses pecados, expondo sua opinião sobre o mesmo.
"Realmente a pirataria gera desemprego, porém gera emprego tambem, mesmo sendo ele um emprego ilegal, ou seja la como chamam.
Sonegar impostos é crime ? Cobrar tudo isso de imposto que deveria ser um crime. Enganar o consumidor e afetar sua saúde ? Alguem ja ficou gripado por fazer um download. Roubar ideias realmente é muito ruim. Alimentar o crime organizado realmente é algo preocupante, mas será que se a pirataria for banida, essas pessoas que ganham dinheiro com venda de CD's não acabariam virando assaltantes ou traficantes ?"

"5° pecado - Roubar idéias e invenções. Hoje em dia, esse "pecado" é UM dos que mais ocorre na sociedade mundial. Um grupo de pessoas, sem muitos recursos, têm uma idéia, e depois vem alguém com muitos recursos e PIMPA, rouba a idéia e a mesma se torna numa GRANDE idéia que irá render muitos frutos."

"6º Praticar a concorrencia desleal - Todos querem sempre mais"

*Download (baixar da internet) é sempre ilegal? Justifique.
"Nem sempre. Algumas empresas autorizam o download de seus softwares. Por exemplo, o Adobe, que autoriza o download de alguns dos seus "produtos" de graça."

"Não, porque existem sites em que as próprias bandas disponibilizam os downloads de suas músicas."

*Afinal, baixar músicas e filmes da internet é crime? Justifique.
"Nem sempre, na maioria das vezes sim, apesar de que o original sai muitoooooo mais caro. Mas fazer o que, o Brasil é um pais Capitalista, obviamente nada é barato."


"depende tem cantores nao muito conhecidos que coloocam as proprias musicas ou videos na net "


"Sim. Mas em alguns sites de músicas, os seus autores autorizam o download público."


*Identifique um exemplo do cotidiano escolar que pode causar a violação de direitos autorais.
"como no video que agente olhou e´ errado fazer aquilo que ele fez roubar a ideia de outra pessoa"


"A cópia de trabalhos escolares."


*Determinado usuário não tem condições financeiras para adquirir certo software. Para que não recorra à pirataria, que soluções você poderia sugerir?

"Desista desse software. Se for windows, baixe o linux, é pior, mas é gratuito e legal.
Ou então pague menos para que uma loja especializada instale para você. Mas eu duvido que eles realmente instalem um software original combrando menos de R$ 50, isso se eles realmente instalarem um software original."


"Junte un dinheiro mas não recorra a pirataria"



Figura 1. Imagem do Manual de Bolso Antipirataria disponibilizada pela APCM - TEXTO ALTERNATIVO



Vídeo produzido por Jonatan Sarmento sobre Direitos Autorais


Após a discussão sobre o tema, partimos para a criação de blogs / sites conforme o grupo sugeriu. As ferramentas utilizadas foram Blogger e Google Sites. Alguns participantes criaram o blog/site apenas para conhecer o que a ferramenta oferecia, pois pretendem posteriormente criar um espaço com objetivos definidos.


Nesse encontro tivemos 11 participantes e a equipe de execução foi composta por Eliane da Costa Silva (Professora da Rede Municipal e Estadual de Ensino), Jader Saldanha (Acadêmico de Ciência da Computação), Jaline Mombach (Acadêmica de Ciência da Computação) e Maria Cristina Graeff (Secretária Executiva da Coordenadoria de EAD da UNIPAMPA)








Um comentário: